2000 a 2005

 

A fundação da Sulake

 

 

Em 1999, começaram os primeiros projetos que esboçavam o atual Habbo Hotel. O principal e mais conhecido foi o Mobiles Disco, jogo que possuía as mesmas características do seu "irmão mais velho". Esse projeto começou com apenas 22 usuários, todos responsáveis por realizar testes no jogo e reportar bugs. Clique aqui e saiba mais sobre o jogo!

Já no ano de 2000, a Sulake foi fundada por dois finlandeses, Sampo Karjalainen e Aapo Kyrölä. Entre o ano de fundação e 2005, a sede trocou de endereço várias vezes, passando por diversos pequenos prédios comerciais. Já em 2006, após a fundação de várias comunidades espalhadas pelo mundo, a Sulake teve sua primeira sede oficial, localizada em um pequeno distrito da capital finlandesa, Helsinque.

Atualmente, a sede finlandesa da Sulake divide o prédio com a empresa que recentemente comprou suas ações, Elisa. Abaixo você pode conferir algumas fotos da antiga sede da Sulake.

  

 

O início do Habbo Hotel

 

 

No início, o Habbo Hotel, ainda denominado Hotelli Kultakala, foi desenvolvido para um pequeno grupo de adolescentes filandeses, com o propósito de criar um ambiente de conversa virtual, que acabou se expandindo para outros lugares, cada vez mais chamando a atenção dos jovens. Foi ao ar em agosto de 2000, na página da Elisa, até então uma provedora de internet local.

Após formarem uma sociedade com Dee Edwards (um empresário britânico), Aapo e Sampo (os idealizadores do jogo) decidiram criar um negócio internacional, baseado na ideia de um hotel virtual, semelhante ao Hotelli Kultakala. Dois meses após o lançamento do "Hotelli", eles começaram a planejar a tal nova ideia, lançada em janeiro do próximo ano, 2001. Eis que surge Habbo Hotel em modo beta!

  

 

Projeto Hobba

 

 

Após a fundação do Habbo Hotel no ano de 2000, os responsáveis pelo jogo idealizaram uma "cartilha" de regras que seria útil para que todos os usuários tivessem um comportamento exemplar dentro do game, atualmente conhecida como Habbo Etiqueta. Essa cartilha foi uma espécie de abre-alas para um dos principais projetos do início do Habbo Hotel: o Hobba.

Os Hobbas eram usuários que conviviam no jogo de acordo com as regras estabelecidas para todos os jogadores, tendo um comportamento exemplar e sendo reconhecidos pelos staffs da época. Eles eram chamados para integrar a equipe Hobba, o que lhes dava a oportunidade de agir como moderadores dentro do jogo, já que, na época, o Habbo Hotel não contava com moderadores profissionais, sendo responsáveis por identificar tumultos, dando punição aos usuários infratores, e auxiliar usuários em quaisquer dúvidas.

Para se tornar um Hobba, era necessário esperar, pois, em intervalos de meses, notícias na página inicial no jogo eram criadas com o propósito de dar oportunidade aos usuários que se interessavam pelo título. A inscrição era realizada por meio de um formulário e exigia alguns pré-requisitos dos candidatos, como bom comportamento e certo tempo no jogo.

Haviam três níveis de Hobba: prata, ouro e Super Hobba. As diferenças estavam nas funções de cada um e no emblema que ele trazia consigo em seu perfil. Saiba mais sobre cada nível abaixo:

 

 

O Hobba no nível prata possuía funções simples, pois eram usuários que haviam sido escolhidos recentemente para integrar o projeto. Eles tinham algumas ferramentas disponíveis, entre as quais estavam ultrapassar o limite de usuários em um determinado quarto, podendo adentrar o mesmo em sua lotação máxima, enviar alertas aos usuários e imunidade a kicks. Eles ainda não eram considerados moderadores do jogo, por se tratarem de usuários que haviam entrado recentemente à equipe do projeto.

 
O Hobba no nível ouro já era considerado um moderador do Habbo Hotel naqueles tempos. Várias novas funções eram atribuídas aos seus painéis e esses já tinham a capacidade de moderar o jogo tranquilamente. Entra as novas funções estavam banir jogadores, kikar jogadores de qualquer quarto, ter acesso ao histórico de conversa de qualquer quarto do hotel, mutar e desmutar determinados usuários ou até uma sala inteira. Após longo tempo exercendo a função de "Gold Hobba" eles eram promovidos a "Super Hobba".
Os Super Hobbas, após receberem o título, recebiam algumas novas funções e ferramentas. Eles deveriam auxiliar todos os usuários que fossem selecionados para se tornar um Hobba Prata e tinham ferramentas muito importantes para  conduzir determinadas comunidades. O projeto teve fim no  ano de 2005, pois com a grande popularidade do Habbo Hotel, eles necessitavam de uma equipe profissional de moderadores. Todos que integraram o projeto Hobba foram  premiados com um emblema.

 

 

Mobiles Disco

 

 

O Mobiles Disco foi criado para o entretenimento de um pequeno grupo de amigos e lançado em 1999. Ele é considerado até hoje como a "primeira versão" do Habbo Hotel, já que era bem similar ao jogo, ainda que tenha sido sucedido pelo Hotelli Kultakala antes de a Sulake chegar ao seu produto final e mais importante, existente até hoje.

 

Dentro do jogo, as opções eram muito limitadas, haveando apenas dois Espaços Públicos para a interação entre os usuários, que posteriormente foram adaptados e inseridos no Habbo Hotel. Veja uma reportagem sobre o Mobiles clicando aqui e saiba mais sobre o jogo.

 

O Mobiles Disco ficou no ar até fevereiro de 2002, quando a equipe da Sulake decidiu se dedicar totalmente ao Habbo Hotel.

- Quartos no Mobiles Disco:

 

- Quartos no Habbo, posteriormente adaptados:

 

Abaixo, veja também um vídeo do jogo feito pela nossa equipe de Reportagem:

 

Curiosidades do período:

 

 

 Você sabe o real motivo do pato ser o principal ícone do Habbo?
Alguns dias antes de lançar a primeira versão do Habbo Hotel, a equipe recebeu um email dizendo que o pato deles estava por vir!

 A MOD_Moon, ex-moderadora de nossa comunidade, foi uma participante do Projeto Hobba no Hotel UK.

 

Créditos: Habborator | Habbo Projets | Habbo Wikia | iBobba | Wikipédia

Produzido por: 


voltar
Nome:  
Link-nos

Habbid
Link-nos, copie o código abaixo e cole em seu site/blog