Como usar o Paint

 

Este tutorial vai ajudar todas as pessoas que querem começar a fazer pixel art, ou que já começaram a fazer e apresentam erros e dificuldades em seus trabalhos. Aqui mostrarei a vocês como ultilizar o Microsoft Paint, chamado popularmente apenas de Paint, vocês verão o quanto o Paint é uma ferramenta poderosa para qualquer pixel artista, toda sua funcionalidade, atalhos e ferramentas.

O que é Microsoft Paint?


O Paint é uma ferramenta de desenho que pode ser usada para criar desenhos simples ou elaborados. Esses desenhos podem ser em preto-e-branco ou coloridos e podem ser salvos como arquivos de bitmap. Você pode imprimir o desenho, usá-lo como plano de fundo da área de trabalho ou colá-lo em outro documento. O Paint também pode ser usado para exibir e editar fotos digitalizadas.

É possível usá-lo para trabalhar com imagens como, por exemplo, arquivos .jpg, .gif, .png ou .bmp. Você também pode colar uma imagem do Paint em outro documento que tiver criado ou usá-la como plano de fundo da área de trabalho.

- Área de desenho:

A área de desenho, é o local onde você vai trabalhar suas imagens:



Para diminuir e aumentar sua área de desenho, existem pontinhos pequenos nas extremidadaes da área, e nos lados .

Trabalhando com Cores:

Abaixo, você pode ver a caixa de cores do Paint, é nela onde você vai trabalhar na maior parte do tempo.



No Paint, você trabalha com 2 tipos de cores, a cor do primeiro plano, e a cor do plano de fundo, para definir a cor do primeiro plano, clique com o botão esquerdo em uma cor qualquer na caixa de cores, para definir a cor do plano de fundo, clique com o botão direito do mouse em uma cor qualquer na caixa de cores.

- Editor de Cores:

Se tratando de cores, uma das ferramentas que nenhum pixel artista deve deixar de usar em qualquer pixelização, trabalhos do zero e até grosser's, é o editor de cores, ele vai te ajudar a aumentar e diminuir matiz, saturação, luminosidade e densidade de vermelho, azul e verde, além de criar cores personalizadas.

Para editar uma cor, selecione qualquer cor para o primeiro plano, com a ferramenta "Selecionador de Cor" (Conta-Gotas), ou clique em uma das cores da caixa de cores, e logo em seguida clique no menu: cores / editar cores. Ele vai editar a cor de primeiro plano, por isso pedi para você selecionar a cor que desejar. Abaixo, as funções do editor de cores:

- Funcionalidade do Editor de Cores:

  1. Esse é o espaço onde estão as cores principais do paint, aqui você pode conseguir cores fácilmente apenas movendo a mira em volta procurando a cor que você deseja.
  2. Aqui está a cor que você selecionou e modificou na barra de contraste
  3. Essa é a barra de contraste, aqui você tira um sombreamento, e uma luminosidade maior para sua cor.
  4. Aqui é o lugar onde você define a matiz, saturação, luminosidade, e densidade de vermelho, azul e verde da sua cor. Uma opção muito útil para os pixel artistas.
  5. Aqui estão as cores básicas do paint, cores que você não pode ficar sem.
  6. Esse espaço é para você deixar as cores que conseguir tirar perfeitamente, são suas cores personalizadas.
  7. Nesse botão você adiciona a cor selecionada, para as cores personalizadas.
  8. Aqui nesse botão você abre a barra de definição de cores.

Menu do Paint:

- Arquivo :

  • Abrir: Serve para abrir um novo arquivo de imagem que o Paint suporte.
  • Salvar: Salva o arquivo do desenho que você está fazendo no mesmo lugar que você salvou a ultima vez.
  • Salvar Como: Salva o arquivo do desenho em outro local desejado. (Ou no mesmo local, se vc clicar no mesmo arquivo) 
  • Do scanner ou câmera: Você não precisará dessa ferramenta .
  • Visualizar impressão: Para você ver como vai ficar, se você for imprimir seu desenho.
  • Configurar Página: Configura a página para imprimir o desenho. (Você não precisará disso para Pixel Art)
  • Imprimir: Não será útil para fazer pixel art.
  • Enviar: Não é uma ferramenta muito útil, serve para enviar o arquivo por e-mail, isso eu recomendo fazer da maneira mais fácil, que é salvando o arquivo e anexando ele na mensagem.
  • Definir como plano de fundo: Para definir seu desenho como seu wallpaper no desktop.
  • Sair: Fecha a janela do Paint .

- Editar :

  • Desfazer: Retrocede o ultimo ato no seu desenho, seja ele usando qualquer ferramenta. Só pode usar essa ferramenta 3 vezes seguidas, depois disso, ela fica inativa, ou seja só pode desfazer a besteira que vc fez, 3 vezes.
  • Repetir: Desfaz o desfazer .
  • Recortar: Essa opção só ficará ativa, se você tiver algum espaço selecionado na sua área de desenho. Recorta a área selecionada.
  • Copiar: Essa opção só ficará ativa, se você tiver algum espaço selecionado na sua área de desenho. Copia a área selecionada.
  • Colar: Essa opção só ficará ativa, se você tiver alguma imagem recortada ou copiada. Cola o que estiver recortado ou copiado.
  • Limpar Seleção: Essa opção só ficará ativa, se você tiver algum espaço selecionado na sua área de desenho. Limpa a área selecionada
  • Selecionar Tudo: Seleciona toda a Imagem da sua área de desenho .
  • Copiar para: Essa opção só ficará ativa, se você tiver algum espaço selecionado na sua área de desenho. copia a área selecionada, e envia para um outro arquivo de imagem .
  • Colar de: Busca alguma imagem para ser inserida na sua área de desenho atual .

- Exibir :

  • Caixa de Ferramentas: Sempre deixe essa opção selecionada . Exibe a caixa de ferramentas .
  • Caixa de Cores: Sempre deixe essa opção selecionada . Exibe a Caixa de Cores .
  • Barra de Status: Sempre deixe essa opção selecionada . Exibe a Barra de Status .
  • Barra de Ferramentas de Texto: Sempre deixe essa opção selecionada . Exibe a Barra de Ferramentas de Texto, quando você for lidar com a ferramenta " Texto ".

- Zoom:

  • Tamanho Normal: Exibe a área de desenho em seu tamanho Normal (100%)
  • Tamanho Grande: Dá um Zoom de 4 vezes (4x) na sua área de desenho
  • Personalizar: Edita a proporção do Aumento (Zoom) na sua área de desenho
  • Mostrar Grade: Opção disponivel nas proporções de Zoom : 4x, 6x, 8x . Proporciona a você linhas entre os Pixel's da imagem, para melhor trabalhar .
  • Mostrar Miniatura: Abre uma Janela apresentando a você uma miniatura do seu trabalho .
  • Exibir Bitmap: Exibe uma Visão em Tela Cheia de sua obra, para sair, apenas clique na imagem .

- Imagem :

  • Inverter/Girar: Serve para você inverter horizontamente ou verticalmente e girar sua área de desenho, ou sua área selecionada.
  • Alongar/Inclinar: Serve para Alongar ou Inclinar sua área de desenho, ou sua área selecionada .
  • Inverter Cores: Usada para dar um efeito negativo no desenho .
  • Atributos: Opção usada para modificar os atributos da sua imagem, se ela vai ser medida em Pixel's, Centímetros ou polegadas, ou se ela vai ser preto e branco ou não .
  • Limpar Imagem: Deixa toda sua área de desenho da cor do seu plano de fundo.
  • Desenho Opaco: Quando você for selecionar uma área, se está opção estiver ativada, a imagem vai ficar totalmente visivel, quando for colar, em outro lugar, caso contrário, os Pixel's que estiverem com a cor igual a cor do plano de fundo, ficarão transparentes, ou seja, sumirão.

- Cores:

  • Editar Cores: Abre a Janela da ferramenta "Editor de Cores".

- Ajuda:

  • Tópicos da Ajuda: Aqui você encontra mais detalhes sobre o Paint, Tópicos para ajuda, e explicações sobre o uso do Paint .
  • Sobre o Paint: Mostra informações sobre a versão do Paint . 

Ferramentas:

1 - Selecionar Forma Livre:

Com ela, você pode selecionar uma área, na área de desenho, onde você decide os limites dessa seleção pelo mouse, ou seja você seleciona a imagem de uma forma livre .

Abra um arquivo de imagem qualquer, clique na Ferramenta "Selecionar Forma Livre", então clique e arraste o mouse formando um circulo, você pode mover a área 
selecionada para qualquer parte da sua área de desenho, inclusive, pode fazer com que a cor de plano de fundo fique transparente na hora da colagem dessa área 
selecionada, para isso, selecione o método de colagem do plano de fundo transparente 

2 - Selecionar:

Com ela, você pode selecionar uma área retangular dentro da área de desenho .

Abra um arquivo de imagem qualquer, clique na ferramenta "Selecionar", então clique em um ponto do inicio da seleção na área de desenho, e arraste esse ponto até o final dessa seleção, você vai poder mover essa área selecionada para qualquer lugar da área de desenho, inclusive, pode fazer com que a cor de plano de fundo fique transparente na hora da colagem dessa área selecionada, para isso, selecione o método de colagem do plano de fundo transparente.


3 - Apagador de Cor:

Com ela você usa a Cor de plano de fundo, para de certa forma apagar a imagem .

Para usa-la, abra um arquivo de imagem qualquer, e clique na ferramenta "Apagador de Cor", em seguida, notifique-se que a cor de plano de fundo é branca, agora passe ela por toda imagem, verá que apagou. Não salve a imagem que você apagou toda .

4 - Preenchedor de Cor:

A ferramenta "Preenchedor de Cor", é usada para preencher um espaço onde os pixel's desse epaço são da mesma cor, e estão juntos.

Para entender melhor o funcionamento dessa ferramenta, deve-se usa-la, ou seja testar ela, para isso clique na caixa "Elipse" (Aquela que faz um circulo), e faça um circulo na sua área de desenho, com uma cor diferente da cor que está na área de desenho, que deve ser branca. Então, clique na ferramenta "Preenchedor de cor" e com uma cor diferente da cor que estã no fundo e da cor que você fez o circulo, clique dentro do circulo, e verá que o circulo ficou preenchido da cor. Logo depois segure a tecla "Ctrl"do seu teclado e aperte a letra Z do seu teclado. para retroceder o processo de preenchimento, então com a ferramenta "Apagador" (A 
Borracha) passe ela, estando na cor branca em uma parte do circulo que você fez, fazendo um furo nele. E tente preencher o circulo com uma cor diferente de todas que estão na area de desenho, verá que a cor preencheu o desenho todo. Agora você entendeu o funcionamento da ferramenta .

5 - Selecionador de Cor:

O "Selecionador de Cor" ou Conta-Gotas é uma ferramenta muito útil para qualquer pixel artista, pois com ela, você pode retirar cores para o primeiro plano, ou para o plano de fundo, de qualquer imagem.

Para usar é simples, apenas abra a imagem da cor que você deseja retirar, clique na ferramenta Selecionador de Cor e clique em uma cor qualquer, que ela irá para a cor do primeiro plano, caso clique com o botão direito do mouse na cor, ela irá para a cor de plano de fundo. 

6 - Lente de Aumento:

A ferramenta "Lente de Aumento" ou Lupa, é usada para dar um Zoom na área de desenho, e você poder trabalhar melhor com edições detalhadas da imagem . É fundamental que qualquer Pixel Artista saiba usar essa ferramenta .

Para usa-la, apenas clique na ferramenta "Lente de Aumento" e selecione a proporção de aumento que deseja dar a área de desenho, abaixo as proporções de aumento que o paint disponibiliza para você :



8x (800% de aumento/8 Vezes)
6x (600% de aumento/6 Vezes)
4x (400% de aumento/4 Vezes) (Menu - Exibir/Zoom/Tamanho Grande)
2x (200% de aumento/2 Vezes)
1x (100% de aumento/Tamanho Normal)

7 - Lápis:

Ferramenta simples mas útil, o "Lápis" usado para preencher os espaços de Pixel Com uma cor de primeiro plano, ou cor de plano de fundo .

Para usa-lo, apenas abra o Paint, e clique na ferramenta "Lápis", então escolha uma cor de primeiro plano, e clique na área de desenho, e verá que os pixel's estão sendo preenchidos com a cor do primeiro plano, para preencher os pixel's com a cor do segundo plano, clique com o botão direito do mouse na área de desenho.

Obs: Selecione a ferramenta "Lápis", e segure o "Ctrl", e aperte "+" no seu teclado, dependendo do numero de vezes que você apertar o "+", os pixel's que o lápis preenche aumentarão, tente fazer isso.

8 - Pincel:

O "Pincel", é usado para preencher um numero maior de Pixel's na área de desenho, pode preencher um circulo inteiro, ou um quadrado inteiro.

Para usa-lo, apenas abra o Paint, e clique na ferramenta "Pincel", então escolha uma cor de primeiro plano, e clique na área de desenho, e verá que os pixel's estão 
sendo preenchidos com a cor do primeiro plano, para preencher os pixel's com a cor do segundo plano, clique com o botão direito do mouse na área de desenho.

Obs: Selecione a ferramenta "Pincel", e segure o "Ctrl", e aperte "+" no seu teclado, dependendo do numero de vezes que você apertar o "+", os pixel's que o pincel preenche aumentarão, tente fazer isso.

9 - Spray:

O "Spray", é uma ferramenta usada para preencher pixel's aleatórios em um determinado espaço circular .

Para usar, clique na ferramenta "Spray", e escolha um dos tamanhos que o Paint proporciona para você de spray, e escolha uma cor de primeiro plano, e arraste o mouse pela área de desenho, e verá o que o spray faz, para preencher os pixel's com a cor do segundo plano, arraste o botão direito do mouse na área de desenho.

Obs: Selecione a ferramenta "Spray", e segure o "Ctrl", e aperte "+" no seu teclado, dependendo do numero de vezes que você apertar o "+", o espaço circular que os pixel's que o spray preenche aumentarão, tente fazer isso.

10 - Texto:

A Ferramenta "Texto" cria um texto na área selecionada por você. 
 
Certifique-se de que a barra de ferramentas de texto está ativada, no menu : Exibir/Barra de ferramentas de texto, então clique na ferramenta "Texto", e selecione uma área no paint, que você deseja escrever algo, então você pode escolher a fonte do seu texto, definir tamanho da fonte, colocar o texto em negrito, itálico ou sublinhado a partir da barra de ferramentas de texto.



1 - Aqui você decide o tipo de fonte da letra que será escrita por você.
2 - Esse é o lugar onde você edita o tamanho da fonte.
3 - Aqui é onde você define a opacidade da letra.
4 - Onde você formata o texto, podendo deixá-lo em negrito, itálico ou sublinhado.

11 - Linha:

O uso da ferramenta "Linha" é bem óbvio, serve para a criação de linhas horizontais, verticais ou diagonais na sua área de desenho.

Para usar a Ferramenta "Linha" Clique em sua caixa, selecione a grossura da linha, e depois clique em um ponto qualquer com o botão esquerdo do mouse na sua área de desenho, arraste o mouse até o ponto onde você quer que sua linha termine, e solte o botão esquerdo do mouse, esse processo você fez com o botão esquerdo do mouse, logo ele usará a cor do primeiro plano da sua caixa de cores, se você fizer com o botão direito, ele usará a cor do plano de fundo da sua caixa de cores.

Obs: Selecione a ferramenta "Linha", e segure o "Ctrl", e aperte "+" no seu teclado, dependendo do numero de vezes que você apertar o "+", a linha em sí ficará mais grossa na área de desenho, tente fazer isso. 

12 - Curva:

A ferramenta "Curva" serve para criar linhas curvadas no seu desenho .

Para usa-la, clique na ferramenta "Curva", e selecione uma grossura para ela, depois você terá que traçar uma linha reta no local que deseja fazer a curva, e então com 2 cliques, terá que ajeitar essa linha, curvando-a

Obs: Selecione a ferramenta "Curva", e segure o "Ctrl", e aperte "+" no seu teclado, dependendo do numero de vezes que você apertar o "+", a linha curva em sí ficará mais grossa na área de desenho, tente fazer isso.

13 - Retângulo, Polígono, Elipse e Retângulo arredondado:

Essas ferramentas, têm o uso semelhante, e muito fácil de se identificar, portanto não deixarei aqui como mecher nelas.

Teclas de Atalho do Paint:

 Sabemos que pixel art é algo demorado, então para facilitar e agilizar seu trabalho com imagens, aqui vai algumas teclas de atalho do Microsoft Paint.

 Ctrl + C : Copiar área selecionada

 Ctrl + V : Colar área que foi copiada ou recortada

 Ctrl + X : Recortar área selecionada

 Ctrl + Z : Desfazer

 Ctrl + A : Selecionar tudo

 Del : Limpar seleção

 Ctrl + N : Novo

 Ctrl + O : Abrir

 Ctrl + S : Salvar

 Ctrl + P : Imprimir

 Alt + F4 : Fecha Janela do Paint

 Ctrl + T : Exibir caixa de ferramentas

 Ctrl + L : Exibir caixa de cores

 Ctrl + F : Visualizar Bitmap

 Ctrl + R : Inverter/Girar

 Ctrl + W : Alongar/Inclinar

 Ctrl + I : Inverter Cores

 Ctrl + E : Atributos

 Ctrl + Shift + N : Limpar Imagem

 Ctrl + + (Mais) : Aumenta a área de preenchimento da ferramenta (Disponível apenas em certas ferramentas)

 Ctrl + - (Menos) : Diminui a área de preenchimento da ferramenta (Disponível apenas em certas ferramentas)

 F1 : Tópicos de Ajuda


Fique ligadinho nas atividades do PC e atente-se à Pixel Etiqueta antes de postar um trabalho. Até mais!

Este tutorial foi elaborado por Juninho1545, é de propriedade do PIXEL CLUB, Habbid. 
Não é permitida a reprodução em outros lugares sem autorização.


voltar
Nome: