Isométrico

 

Esse tutorial lhe ensinará a criar prédios, casas e cenários dinâmicos muito legais. 

 Programa utilizado:
Microsoft Paint

 O que é Pixel Art Isométrico?
É uma técnica que se baseia em um plano perfeito com linhas que andam para cima em um pixel e anda para o lado em dois pixels, assim, formando uma linha diagonal constante. A partir deste plano, pode se encontrar cubos, cilindros, pirâmides, retângulos, entre outras formas geométricas úteis na criação de um cenário isométrico. Nos exemplos abaixo, há partes que fogem da isometria e entram mais na texturização do desenho.

 

 Alguns exemplos de pixel art isométrico:



 Se vocês repararem, as bases das casas, dos prédios, das ruas e das calçadas desses trabalhos acima são feitas como dito, por linhas diagonais, que sobem um pixel acima, e dois pixels ao lado. Sempre siga essa linha diagonal, mas se caso a linha diagonal do plano não esteja desta maneira, seu trabalho isométrico estará errado. Abaixo está uma imagem dessa linha:


 

 Essa linha é a linha de base para a criação de um plano, onde a partir do mesmo, você poderá criar várias figuras geométricas. Abaixo, vou mostrar como se cria um plano perfeito:

 
 

 Algumas informações que você deve ter em mente sobre um plano, é que na hora de juntar 2 planos, você deve agrupar seus pixels, veja no exemplo abaixo :


 

 Outra coisa que você deve saber quando for criar um plano envolve os pixels do meio. Entenda melhor observando a imagem:


 

 Todos os 3 jeitos de colocar os pixels no centro estão certos, mas se você for querer criar uma forma geométrica que precise de uma divisão na metade, recomendo fazer com 3 pixels no centro.


 

 Se fossem 2 Pixel's no centro, não iria ter como saber onde ficaria a linha de divisão do cubo.


 Criando e Iluminando formas Geométricas

A partir de um plano, você pode criar varios desenhos geométricos, aqui vou ensinar a vocês como trabalhar com algumas formas geometricas. 


 Cubo:

Para criar um cubo, primeiro, trace um plano do tamanho do quadrado que deseja com três pixels no centro, depois copie o plano, e cole paralelamente em baixo do plano copiado (ferramenta selecionar do Paint), e cole de modo que você fará a altura do plano, depois trace três linhas ligando as três pontas dos dois planos, e apague a parte que estiver no fundo (ferramenta borracha), depois pegue quatro cores iguais, só que de tons diferentes no editor de cores do Paint, e escolha um ponto de iluminação, a partir desse ponto de iluminação você conseguirá saber qual lado do cubo ficará com a cor mais escura, sendo que as linhas que estão dentro do cubo, sempre ficarão mais claras.


 

 Lembre-se que também dá para você fazer retângulos, é só alargar o plano base.

 Rampa:

Na rampa você deve colocar 2 pixels no centro das junções de linha do cubo base, após criar o cubo, é só aumentar a linha do plano da parte debaixo do cubo, e traçar 2 linhas ligando as pontas do plano de cima com as pontas do plano debaixo então é só colorir que estará pronta sua rampa. É importante que você não se prenda a rampa deste exemplo, você pode fazer outros tipos de rampa, dependendo do tipo de objeto que você deseja fazer, como uma rampa invertida para trás, duas rampas ligadas a 1 cubo, isso varia com sua imaginação e criatividade.


 

 Se sua rampa ficar feia que nem a minha, deve ser por causa do mau uso das cores no editor de cores. As cores devem estar em sincronia com o ponto de iluminação, quanto mais sincronizados, mais bonito ficará seu trabalho. Meu erro ai em cima, foi que eu deixei os tons muito diferentes. Os tons dos sombreamentos de Pixel Arts isométricos devem ser aproximados.
 

 Pirâmide:

Criar uma pirâmide é mais simples que um cubo e uma rampa, você só precisa fazer a base do plano (plano com três pixels no centro das junções das linhas), então faça um ponto de encontro paralelo ao ponto do centro da largura do seu plano, então trace três retas que vão dos três cantos da pirâmide até o ponto de encontro, depois disso, é só tirar as três cores no editor de cores do paint, e criar um ponto de iluminação na figura, então é só recolorir de acordo com o ponto de iluminação.

 
 

 

 Triângulo (Telhado):

O triângulo que vamos trabalhar aqui serve para criar telhados de casas, se você pretende fazer casas, preste bastante atenção. Primeiro faça a base plana, depois divida por dois o tamanho da largura da linha que você deseja que o telhado tenha, no caso abaixo dividimos 38 por dois que é igual a 19, então eu tive que encontrar o décimo nono pixel da diagonal. E a partir deste pixel trace uma reta para cima nos dois lados e ligue suas pontas por outra reta. Então é só fazer os triângulos dos dois lados, apagar as linhas de traz e colorir a partir do ponto de iluminação.


 

 Cilíndro: 

Após criar uma base plana, crie um circulo nesse plano, copie e cole paralelamente em cima dessa mesma base, apague os quadrados, deixando apenas os círculos e trace dois linhas ligando as pontas dos dois círculos, então faça a coloração devidamente se baseando no ponto de iluminação, porém nos cilindros, há algo diferente que se deve notar, é que deve se fizer um sombreamento diferente, pois se trata de uma figura que não é reta.
 


 

 Aplicando a isometria para a criação de cenários complexos
Fiz um exemplo de criação básica de um cenário isométrico, só para você ter uma boa noção do que eu estou tentando ensinar.


 Criando uma casa: 

 1º Passo: Crie um plano de base para seu cenário.


 

 2º Passo:  Trace um cubo em um lugar qualquer deste plano.

 
 

 3º Passo:  Vamos criar um telhado para esta casa.

 
 

 4º Passo:  Faremos mais uma característica de grande porte no desenho, que é a rua e a calçada. Note que há uma pequena profundidade no plano onde eu coloco a rua.


 

 5º Passo: Agora criaremos detalhes isométricos no desenho (porta, janela, pedrinhas, linhas da calçada, pinturas da rua e o tronco cilíndrico da árvore), quanto mais detalhes, mais bonito e dinâmico sua obra ficará.


 

 6º Passo: Então é só você colorir, sombrear e colocar detalhes que não sejam isométricos no desenho, muita atenção na parte de colorir, que a coloração é fundamental para a beleza geral da sua obra.


Fique ligadinho nas atividades do PC e atente-se à Pixel Etiqueta antes de postar um trabalho. Até mais!

Esse tutorial foi elaborado por Juninho1545, é de propriedade do PIXEL CLUB, Habbid.
Não é permitida sua reprodução em outros lugares sem autorização.

 


voltar
Nome:  
Eventos em andamento

Amanhã ou depois

Tirinha do Mês Carnaval
05/03/2017 20:00
Pixel Desafio Carnaval Habbid 2017
05/03/2017 20:00

Você curte a Habbid?

Link-nos

Habbid
Link-nos, copie o código abaixo e cole em seu site/blog

Dúvidas no cadastro?

1. No método Cadastre-se com a Habbid você deverá ir até seu email para confirmar a conta no final da operação.

 

2. Você precisa ser cadastrado no Habbo Hotel para utilizar os serviços da Habbid.

 

3. Ao se cadastrar na Habbid esta aceitando os nossos termos e condições, a nossa Habbid Etiqueta e todas as nossas Regras do Fórum. O não cumprimento de alguma das regras presentes nas páginas citadas resultará numa punição adequada à infração.

Outras dúvidas aqui

O que é Habbid?

A Habbid é o primeiro fã-site do Habbo Hotel BR/PT, criada inicialmente em 2006, no mesmo ano de lançamento que a versão portuguesa do Habbo. Para saber mais sobre a nossa historia clique aqui.