Paleta de Cores

 

Esse tutorial contém um pouco do conhecimento sobre Paleta de Cores, um das principais ferramentas para os Pixel Artistas na hora de ajudar a compor a harmonia e beleza de um pixel art.

 

O que são Paletas de Cores?
É a junção de algumas cores que tem por objetivo compor uma imagem. Na composição de um pixel art por exemplo, a escolha de uma boa paleta deixa o trabalho mais harmônico tornando-o indiscutivelmente mais belo, diferentemente do resultado que ocorre quando um pixel art é colorido com cores qualquer sem levar em conta alguns parâmetros que devem ser pensados na composição de uma paleta. Portanto, é possível concluir que a paleta de cores é tão importante quanto outras técnicas que você usa para construir seu pixel art.

 

Como elaborar minha Paleta?

1º Passo: Primeiramente vamos levar em conta o programa Paint, pois é simples e não menos importante que outros programas maiores na hora de criar um pixel art.

2º Passo: Para formar suas cores você deve ir em Editar Cores mas caso seu programa seja outro procure a mesma função, não é difícil de encontrar.

 

Clique para ampliar

 

 Saturação: é a intensidade de uma cor, quanto menor o grau de saturação mais próxima do cinza a cor estará e quanto maior a saturação mais forte e viva a cor será. Exemplo:

Primeira cor: sem saturação. Segunda cor: um pouco saturada.

É perceptível que a primeira cor está com a saturação 100%, chega até a doer os olhos, já a segunda tem algum grau de saturação.

 

Quantidade de cores

O recomendável é que você, faça pixel arts com uma quantidade não muito elevada de cor. Tornou-se comum fazer pixel arts com esta restrição desde o tempo dos antigos consoles de video game, onde uma imagem não podia ter a quantidade desejada pelo artista já que os aparelhos tinham uma restrição de quantos tons poderiam ser visto. Porém já estamos nó século XXI e o computador mais fraco suporta a quantidade de cores que você desejar ter numa imagem. O recomendável, porém, ainda é uma baixa quantidade, já que, caso você queira mudar a tonalidade de uma cor no final da composição de um pixel art, fica mais prático mudar numa imagem onde não tenha muitos tons a mudar numa com 250 cores, ou seja, sua imagem pode ser melhor manipulada quando se faz uso de poucas matizes.

 

Harmonia de cores e Hue Shifting

O Hue Shifting, ou numa tradução para o português: Cor/Matiz Inconstante se refere a uma paleta de cores onde a tonalidade de cada cor muda de acordo com sua sombra e luminosidade. Uma paleta sem Hue Shifting tem uma transição onde apenas a luminosidade muda, vejamos:

Paleta sem Hue Shifting

 

Já numa paleta com Hue Shifting à medida que a luminosidade muda também ocorre a mudança de cor deixando-a mais interessante, veja:

 

 

Portanto para que uma paleta de cores seja harmônica e fique bem num pixel art você deverá fazer uma paleta com Hue Shifting. Tenham cuidado ao criar uma paleta onde não haja mudança de tons nas transições.

 

Como posso conseguir uma boa harmonia de cores?

Abaixo temos uma imagem que servirá de auxílio na criação de uma paleta. Leiam os exemplos de cada cor sempre voltando à imagem para compreender melhor.

 

 Vermelho: caso sua cor base seja a cor vermelha você deverá puxar a sombra um pouco para o magenta (roxo) e a luz para o laranja.

 

 Laranja: caso sua cor base seja esta, a sombra deverá ficar mais avermelhada à medida que fica mais escura e amarelada na luz.

 

 Amarelo: se sua cor base for o amarelo a sombra poderá ganhar uma tonalidade alaranjada com um pouco menos de saturação à medida que fica mais escura. Porém ao contrário das outras cores, no amarelo você deve adicionar gradualmente o branco para a luz, já que não existe cor mais clara que a amarela a não ser a cor branca.

 

 Verde: caso a cor base seja o verde você deverá deixar a sombra mais azul, ajustando sempre a saturação e luminosidade. Para a luz, deverá adicionar mais amarelo à medida que clareia.

 

 Ciano: se a cor base que você deseja for esta, poderás deixar a sombra mais azul e ir direcionando a luz para o verde.

 

 Azul: caso a cor base seja esta você deverá adicionar violeta / roxo à medida que fizer as sombras e ir posicionando a luz para o ciano.

 

 Magenta (roxo): caso a cor base seja o roxo é recomendado adicionar mais violeta à medida que fica mais escuro e vermelho ao ficar mais claro (luz).

 

OBS: Vale ressaltar que essas não são dicas de criação de uma paleta perfeita para todos os pixel arts, é apenas o conhecimento que vocês precisam ter em mente ao criar as suas próprias paletas. Não se prendam às tonalidades de cores aqui apresentadas! Por exemplo: caso você queira fazer o pixel art de uma floresta num ambiente à noite onde a cor base seja o verde, obviamente será um verde mais escuro e ao ir fazendo as sombras você já tem o conhecimento que elas ficarão legais caso forem escurecendo para o azul, mas não siga o tutorial ao pé da letra pois nesse caso dificilmente a luz clareará para o amarelo já que o ambiente é noite. Também tenham cuidado ao tentar combinar cores que em poucos casos se encaixam, pois ao invés de se complementarem elas nos dará a impressão de que tem algo desagradável no pixel art.

 

Exemplo e correção:

   

 

No primeiro exemplo podemos ver que o pixel art está mais harmônico e visualmente mais valioso que o segundo, já que no primeiro a escala de cores está em Hue Shifting, ou seja, mudando a luminosidade e tonalidade de cores na luz e sombra. Já no segundo as cores estão "erradas" sem uma escala Hue Shifting, tendo apenas numa escala onde só se alterou a luminosidade de cada cor e não a tonalidade/matiz.

Enfatizando que cada pixel artista tem seus próprios estilos de cores, uns costumam utilizar matizes mais quentes em seus pixel arts, outros, cores mais frias e mortas. Esse tutorial não ensina como fazer uma paleta perfeita mas sim dicas de como fazer uma paleta. Mas não adianta apenas ler o tutorial, vocês devem praticar bastante também já que com a prática, pode surgir descobertas de efeitos bem legais que podem ser feito através de uma boa mistura de cores e, quem sabe, assim formar um bom estilo para seus pixel arts. As possibilidades são infinitas, portanto explorem!


Fique ligadinho nas atividades do PC e atente-se à Pixel Etiqueta antes de postar um trabalho. Até mais!

 

Este tutorial foi elaborado por Negociation, é de propriedade do PIXEL CLUB, Habbid. 
Não é permitida a reprodução em outros lugares sem autorização.


voltar
Nome: