Lineart

 

 

Para muitos, fazer pixel art é um bicho de sete cabeças, mas não é bem assim. O primeiro quesito para começar uma obra é a paciência. Saiba que você sempre vai apagar e acrescentar pixels dentro de uma obra para ter um melhor resultado, caso contrário serão apenas rabiscos. Neste tutorial irá ser ensinado como criar um lineart (linha de contorno), o primeiro passo do pixel art. 

 

Entendendo um pouco sobre linhas
As linhas são fatores que compõem o seu pixel art. A junção de formas variadas dessa linhas, sejam elas circulares, retas ou anguladas são reponsáveis pelo contorno que dão vida à sua obra. Vejamos como usá-las corretamente:

 

OBS: É importante ressaltar que é opcional o uso destas regras.

 

Utilizando linhas em seu pixel art
É uma tarefa fácil para quem está começando no ramo, basta aplicá-las corretamente. Nas etapas a seguir você aprenderá como utilizá-las com auxílio da ferramentas lápis e formas geométricas  utilizando programa PAINT.

 

 1° Passo: Você deverá mentalizar o que desenhar. Se você é iniciante, é recomendado que comece a desenhar objetos, personagens e elementos simples, pois é algo fácil de ser trabalhado e não detém de muita dificuldade. Neste caso farei um personagem:

 

 2° Passo: Após o desenho bruto, você deverá eliminar os pixels que estão fora da imagem de acordo com aquelas regrinhas do primeiro quadro deste tutorial. Tente não deixar as curvas muito estreitas, caso contrário ficará reto. Apague com a ferramenta borracha  os excessos do pixel art:

 

Em destaque vermelho as áreas de curvas que se deve ter cuidado ao modificar com a borracha .

 

 3° Passo: Tenha cuidado com algumas áreas do pixel art, que mesmo depois da retirada do excesso, continuam tortas, veja o antes e depois de cada etapa.


Atente-se em algumas áreas. Muitas vezes será preciso modificá-las totalmente, como no caso da mão esquerda na última imagem acima.

 

 4° Passo: Após eliminadas as linhas tortas e excesso de pixels de toda a obra, perceba que o resultado será muito mais agradável que as anteriores:

 

 Veja a progressão do pixel art trabalhado neste tutorial em 3 etapas:

 

 Acompanhe o WIP* de linhas no pixel art:

*WIP (Work In Progress) é o termo dado à maneira de como o trabalho foi feito, o progresso da obra.


Fique ligadinho nas atividades do PC e atente-se à Pixel Etiqueta antes de postar um trabalho. Até mais!

 

Este tutorial foi elaborado por Lyud, é de propriedade do PIXEL CLUB, Habbid.
Não é permitida a reprodução em outros lugares sem autorização.

 


voltar
Nome: